Atendimento: (11) 2959 - 4161 | cursos@neppho.com.br | WhatsApp:(11) 9.5232-6351

Livros e Publicações

Sinopse:
Nó é o nome que damos às crises e às dificuldades naturais das uniões amorosas: desencontros, brigas, medo de não sermos amados, ciúme, tédio, falta de liberdade, questões sexuais, fidelidade, problemas financeiros, divisão do trabalho doméstico, problemas de convivência com as famílias etc.

O que fazer quando esse nó parece indissolúvel? Simplesmente cortar a linha e ir embora? Ou haverá como desatar os nós sem destruir a relação?

Em O nó e o Laço, o psiquiatra Alfredo Simonetti nos sugere como transformar nós em novos laços amorosos e duradouros. Para isso, devemos conhecer como eles funcionam. Só assim, podemos usar o que há de mais precioso para reconstruir um laço: a conversa amorosa.

 “Ao que parece é somente a palavra que vai e vem entre duas pessoas que se amam, assumindo a forma de uma conversa, que possui aquela magia necessária à arte de desatar nós”.

“Na vida normal, um casamento feliz não é um casamento sem nós, mas um casamento em que as pessoas aprenderam a afrouxar os nós. Ou seja, nem todos os casamentos viram um nó, apenas os casamentos normais”.
Alfredo Simonetti

DETALHES DO LIVRO

Editora: INTEGRARE EDITORA LTDA
Páginas: 0168
Publicação: 2009
Edição:

Sinopse: Estratégias psicológicas para lidar com pessoas adoentadas – é disto que trata este livro.

O seu conteúdo corresponde a um curso básico de psicologia hospitalar. Ele apresenta as noções fundamentais da disciplina e propõe um método de trabalho para o psicólogo hospitalar que se divide em dois passos: diagnóstico e terapêutica.
O diagnóstico ensina a olhar para além do biológico, identificando os aspectos psicológicos em torno do adoecimento. A terapêutica descreve as principais estratégias e técnicas da psicologia hospitalar, instrumentalizando o psicólogo para seu trabalho na cena hospitalar.

Um apêndice intitulado Remédios em Psicologia Hospitalar resume os fundamentos da farmacologia clínica e da linguagem médica, facilitando a comunicação do psicólogo com os outros profissionais de saúde.

A Psicologia Hospitalar é o campo de entendimento e tratamento, dos aspectos psicológicos em torno do adoecimento, e o trabalho do psicólogo hospitalar consiste exatamente em ajudar o paciente a fazer a travessia desse processo de adoecimento. Para realizar sua tarefa, o psicólogo se vale de seu único e legítimo instrumento de trabalho: a palavra. Sim, o psicólogo só conversa; acontece que a conversa do psicólogo não é um só isso, mas ao contrário: é um muito mais que isso, aponta para um, além disso, contido nas palavras. Essa estratégia da Psicologia Hospitalar pode ser resumida na magnífica frase de Freud: (“…) o trabalho clínico consiste em ajudar a pessoa a reencontrar a magia das palavras”.

DETALHES DO LIVRO

Editora: ARTESÃ EDITORA LTDA
ISBN: 858800982X
ISBN13: 9788588009820
Páginas: 0200
Publicação: 2018
Edição:

Sinopse: Médicos, psicólogos, psicanalistas e pacientes, na cena hospitalar, as voltas com a questão da subjetividade e da singularidade de cada um deles: eis o tema deste livro.

O que querem os pacientes quando procuram os médicos? A cura, obviamente, mas querem também um pouco de atenção, carinho, e de conversa, ou seja, amor. Muito bem, os pacientes querem cura e amor, mas será que os médicos têm tudo isto para dar? Ou forjados na objetividade do método cientifico oferecem, compenetrados e orgulhosos, exclusivamente a excelência de sua técnica de cura. Já os psicanalistas e psicólogos colocam em cena a subjetividade convidando os médicos, e também os pacientes, a um novo olhar sobre a doença. Este novo olhar pretende acrescentar a técnica de cura médica o cuidadoso acolhimento da pessoa como um novo recurso para a realização da verdadeira tarefa da medicina: ajudar o paciente a fazer a travessia da experiência do adoecimento. 

Este livro se propõe, também, a discutir a relação entre médicos, psicólogos e psicanalistas, e o fato de o autor do livro ser, ele próprio, médico, psicólogo e psicanalista trás alguns aspectos curiosos para esta discussão. 

DETALHES DO LIVRO

Editora: ARTESÃ EDITORA LTDA
ISBN: 8570740034
ISBN13: 9788570740038
Páginas: 0220
Publicação: 2018
Edição:

OBS: em sua primeira edição este livro foi publicado com o Título Psicologia hospitalar e psicanálise.

×
Olá!
Em que posso Ajuda-lo?