Nossa História

O NEPPHO – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Hospitalar nasceu em  1998 do encontro de psicólogos ligados à área da saúde com experiência no atendimento psicológico a pessoas doentes, desejosos em oferecer essa proposta a   pacientes que pudessem se beneficiar desse atendimento uma vez que nem sempre encontra-se psicólogo hospitalar nos hospitais em São Paulo.

Assim um grupo original de cinco psicólogos organizou o NEPPHO que teria também em sua proposta além de atendimento clinico e hospitalar, supervisão e discussões clinicas.

Logo em seu inicio uma solicitação para atendimento a uma pessoa doente domiciliada fez com que pensássemos nesta possibilidade de atendimento.

A reflexão sobre esta pratica aliando-se às discussões clinicas que ocorreram mensalmente durante aproximadamente um ano, com temas ligados à Psicologia  da Saúde e abertas aos profissionais interessados na proposta nos fizeram pensar na possibilidade  de oferecer cursos  para reflexão.

Conseguimos nos encontros envolver muitos profissionais interessados na área que foram solicitando cursos ou formação mais específica, que aliados a nossa experiência nos fizeram iniciar uma outra vertente que seria a formação continuada de profissionais da saúde.

Os cursos iniciais foram propostos a partir de solicitações especificas e desta forma chegamos hoje com uma grade de mais de 15 cursos para profissionais da área da saúde que trabalham com pessoas doentes.
O curso de Atendimento psicológico Domiciliar oferecido pelo NEPHHO desde 2000 é o único curso em nosso país que aborda esta questão.

Além dos cursos oferecidos pelo NEPPHO, temos também uma parceria com o COGEAE (Coordenadoria Geral de Aprimoramento e Extensão) da PUCSP, onde desde 2000 temos oferecido regularmente os cursos de Atendimento Psicológico Domiciliar em São Paulo e o de Psicologia e Saúde: Compreendendo o processo de Adoecer sob o ponto de vista psicológico e Psicologia Hospitalar  no Campus de Barueri.

Oferecemos também os nossos cursos em diversas cidades do estado de  São Paulo e em outros estados  do Brasil que nos tem solicitado, e temos procurado com isso garantir essas , pois acreditamos que a reflexão constante das questões ligadas à saúde nos torna profissionais cada vez mais preparados no atendimento de pessoas doentes no contexto de Saúde do Brasil.